27 de agosto de 2013

Relatos da Viagem à Itália - 17º DIA /// Reports of Travel to Italy - 17th DAY

Pt-Br:
17º DIA - 29/10/2012 - Passeio por Milão - Estádio San Siro / Estádio Giuseppe Meazza, Piazza del Duomo, Benetton, GAP e Disney Store
    Mais um belo dia em Milão, estava frio mas o sol já estava brilhando. Depois de a Roberta ter descansado bastante e melhorado e eu ter pesquisado bastante na noite anterior, decidimos conhecer o que, para mim, é o estádio mais bonito que já pude ver: O Estádio Giuseppe Meazza (ou antigo San Siro), casa do Milan e da Internazionale. Levantamos por volta das 08:30h, organizamos nossas coisas, nos arrumamos e fomos para o café-da-manhã no hotel. Novamente conversamos um pouco com a simpática copeira que nos atendeu muito bem mais uma vez. Não nos apressamos pois o estádio abre para visitação somente a partir das 10:00h.
    Depois do café, voltamos para o quarto para pegarmos a mochila e as nossas garrafas de água e saímos. Fomos para a Estação Milano Centrale para pegar o metrô até a estação Lotto Fiera, onde desembarcamos e... ficamos perdidos. A praça onde fica a estação é meio confusa e, depois de analisarmos bem o mapa que tínhamos, conseguimos nos localizar e seguimos pela Viale Caprilli, que estava quase deserta de tão pouco movimento que tinha para uma segunda-feira. Havia algumas pessoas seguindo na mesma direção e vimos depois que também estavam indo para o estádio. Depois de uma longa caminhada, finalmente chegamos à Piazzale dello Sport, onde fica o complexo esportivo formado pelo estádio e pelos hipódromos. Assim que o avistamos, a emoção bateu forte pois é um estádio fantástico, muito mais bonito ainda do que nas fotos. Circundamos quase todo o estádio até encontrarmos a entrada pelo portão 14. Entramos e fomos para bilheteria e, como estávamos com nossos Milano Cards, pagamos o preço de entrada de estudante (7 euros cada) para visitar o museu e para a visita guiada ao interior do estádio. Se preferir, pode comprar os ingressos também pelo site oficial: SAN SIRO STADIUM.
    Fomos em direção ao museu, mas antes de entrarmos fomos procurar por um banheiro e eis o ponto negativo: a Roberta disse que não há privadas no banheiro feminino e ele estava todo sujo por causa do jogo que teve no sábado. Voltamos para o museu e reclamamos com os funcionários, perguntando se não havia outro banheiro mais decente para visitantes, mas não adiantou e ela teve que segurar a vontade.
    Seguimos, assim, a visitação entrando no museu, que conta toda a história dos dois principais times milaneses, sendo uma ala para cada time, com um grande acervo, como taças, troféus, estandartes, bandeiras, fotos, jornais, estátuas, bolas e uniformes dos principais jogadores que já passaram pelos clubes e outros nomes de grande importância para o futebol. Há também no meio do museu uma grande maquete do estádio e no fundo uma sala interativa onde você pode se sentir um verdadeiro jogador de futebol. Tudo muito fantástico. Fomos olhando tudo e tirando algumas fotos. Quando eram 12:00h, uma das atendentes do museu chamou o grupo que iria para a visita guiada pelo estádio. Subimos as escadas e chegamos às arquibancadas. A guia contou a história do estádio, desde sua fundação até os dias atuais e como os times fazem para utilizá-lo. Depois seguimos para os vestiários, que são personalizados para os dois times. Primeiro visitamos o vestiário da Internazionale, tiramos algumas fotos ali, e depois fomos para o do Milan, pela qual simpatizo um pouco mais por ter as cores do meu time favorito, o Flamengo. Tiramos algumas fotos ali e, como não poderia ser diferente, tive de posar com a minha camisa do Flamengo. Seguimos dali para a sala de Imprensa, que é utilizada após os jogos para entrevistar os técnicos e jogadores, e que deixou a Roberta um pouco decepcionada de tão pequena. Depois seguimos para as salas Vip, que ficam logo abaixo das arquibancadas vermelhas e acima dos bancos de reservas. A Roberta aproveitou a distração da nossa guia e utilizou o banheiro dali, que era todo bem estruturado e estava limpo, e assim conseguiu finalmente aproveitar melhor a visitação. Tiramos algumas fotos na frente do gramado, das arquibancadas opostas e descemos até o portão por onde os jogadores entram no gramado. Ali a visitação terminou e voltamos para o museu para terminar de ver o que faltava e depois fomos à loja de artigos dos times que tem próximo do museu. Acabamos não comprando nada pois era tudo muito caro.
    Nós saímos por volta de 14:00h e ainda paramos para tirar mais algumas fotos na frente do estádio, depois fizemos o caminho de volta para a Estação Lotto Fiera e acabamos indo ao McDonald's que tem na praça perto da estação para não ficarmos procurando por algum lugar para almoçarmos. Depois de lancharmos um combo BigMac cada, fomos procurar pela Fiera Milano que havíamos visto nas pesquisas do dia anterior e pensamos que haveria algum evento lá. Percorremos algumas ruas até chegarmos à Viale Lodovico Scarampo e vimos a enorme estrutura que abriga vários eventos durante o ano, porém parecia estar fechado naquele dia, já que os portões estavam fechados e, mesmo seguindo de uma ponta à outra, não vimos nenhum movimento lá dentro. Chegando ao final da via, meio frustrados voltamos e entramos na Viale Paolo Onorato Vigliani, onde há um supermercado da rede Esselunga e onde aproveitamos para fazer algumas compras, incluindo dois novos pares de palmilhas de gel (apenas 4,80 euros cada), pois as que havia comprado em Roma já não estavam muito boas. Colocamos as compras na mochila e voltamos para a Estação Lotto Fiera.
    Como ainda eram por volta de 16:00h, pegamos o metrô direto para a Estação Duomo. Aproveitamos o restante da tarde para olharmos as lojas do Corso Vittorio Emanuele II, onde há lojas para todos os gostos e bolsos. Andamos olhando as vitrines até chegarmos a uma loja da GAP, que é equivalente a uma C&A no Brasil. Entramos e passamos um bom tempo olhando praticamente tudo, mas apesar de não ser uma loja muito careira, as roupas menos caras não nos agradaram muito, então saímos sem comprar nada. Já eram por volta das 19:10h quando seguimos pela via até chegarmos a mais uma Disney Store, que fica quase em frente à Chiesa di San Carlo al Corso. Essa é careira, mas só por ter a marca Disney é quase impossível não comprar ao menos uma lembrancinha. Compramos apenas algumas lembrancinhas e saímos pois já eram 20:00h e a loja já estava fechando. Como o comércio todo já estava fechando também, resolvemos pegar o metrô de volta para a Estação Milano Centrale dando o dia como encerrado. Chegamos ao nosso hotel por volta das 21:00h e ficamos conversando, organizando as compras do dia e o restante das malas e nos preparando para a viagem do dia seguinte para a próxima cidade: Verona... (segue no 18º DIA)

Dicas:
1) Milão é uma cidade perfeita para quem gosta de caminhar sem seguir roteiros, pois tem tantas atrações que fica difícil escolher o que visitar.
2) A visita ao Estádio Giuseppe Meazza (San Siro) é imperdível para quem gosta de futebol. E quem tem o Milano Card ainda tem desconto nos ingressos do museu, da visita guiada e dos jogos.
3) Como já havia falado, Milão é uma cidade careira, mas há algumas lojas que vendem produtos a preços razoáveis, como as grandes redes de multimarcas como a GAP, por exemplo.
4) Não saímos à noite na cidade por estar muito frio e pelo cansaço dos passeios de dia, mas para quem gosta da vida noturna certamente vale a pena conhecer a de Milão.

-----------------x-----------------x-----------------x-----------------

En:
17th DAY - 29/10/2012 - Tour in Milano - San Siro Stadium / Giuseppe Meazza Stadium, Piazza del Duomo, Benetton, GAP and Disney Store
    Another beautiful day in Milan, it was cold but the sun was shining. After Roberta have rested enough and feel better, and I have done many researches the night before, we decided to know the place which is the most beautiful stadium that I already could see: The Giuseppe Meazza Stadium (or San Siro Stadium), home of Milan and Internazionale. We got up at around 08:30am, organized our things, got ready and went to the breakfast at the hotel. Again we talked a bit with the friendly maid who served us very well again. We didn't hurry because the stadium is opened for visits only from 10:00am.
    After the breakfast, we went back to our badroom to get our backpack and our water bottles, and went out. We went to Milano Centrale Station to take the subway towards to Lotto Fiera Station, where we got off and... we were lost once more. The square where the station is located is a bit confusing, and after reviewing our guide map, we found where we were and we went by the Viale Caprilli, which was almost desert because of so little movement there on Monday. There were some people going in the same direction and then we saw that they were also going to the stadium. After a long walk, we finally arrived at Piazzale dello Sport, where the sports complex, which is formed by the stadium and the hippodromes, are located. Once we saw them, the excitement was big because it is a fantastic stadium, much more wonderful than in the photos. We walked around of almost the entire stadium to find the entry gate 14. We entered and went to the ticket office and, as we were with our Milano Cards, we paid the student entry price (7 euros each one) to visit the museum and the guided tour inside the stadium. You also can purchasing tickets by the official website: SAN SIRO STADIUM.
    We went towards to the museum, but before arriving there, we were looking for a bathroom and this is the negative point there: Roberta said that there isn't a toilet seat in the ladies restroom and it was dirty at all because of the match on Saturday. We returned to the museum and complained to the staff, asking if there was another more decent bathroom for visitors, but unfortunately they said 'no'.
    So, we continued the visitation at the museum, which tells the story of the two main Milanese teams, with a wing for each team, with a large collection, like cups, trophies, banners, flags, photos, newspapers, statues, balls and uniforms of the major players who have played by these clubs and other very important football players. There is also in the middle of the museum a large scale model of the stadium and at the bottom an interactive room where you can feel a true football player. Everything is fantastic. We were looking at everything and taking some photos. When it was 12:00pm, one of the museum attendants called the group who would go to guided tour at the stadium. We climbed the stairs and arrived at the stands. The guide told us the history of the stadium, from its foundation to the present day and how the teams do to use it. Then we went to the changing rooms, which are customized for both teams. First we visited the Internazionale's changing room, took some photos there, and then went to Milan's changing room, that I sympathize a little more because they have the same colors of my favorite team, Flamengo. We took some photos there and, as it couldn't be different, I had to pose to the photos with my Flamengo's t-shirt. We went from there to the Press Room, which is used after the games to the interviews of coaches and players, and Roberta was a little disappointed because it's so small. Then we went to the VIP rooms, which are located just below the red stands and above the benches. When our guide was distracted, Roberta took the opportunity and used the bathroom of a Vip Room, that is well structured and was cleaned, and then she could to enjoy the visitation. We took some pictures in front of the lawn and of the opposite stands, and we got down to the gate where the players enter the field. The visitation ended there and we returned to the museum to see what we hadn't seen yet and then we went to the teams' shop, that is located near the museum. We didn't buy anything because everything is very expensive.
    We got out at around 02:00pm and we still stopped to take more pictures in front of the stadium, then we went by the same way to Lotto Fiera Station and went to McDonald's in the square next to the station for 'lunch'. After each one eating a combo BigMac, we were looking for Fiera Milano which we had seen in our researches the day before and we thought that would have some event there. We walked by some streets to get to Viale Lodovico Scarampo and we saw that huge structure that houses several events throughout the year, but it seemed to be closed that day, as the gates were closed, and we hadn't seen any movement inside there. Reaching the end of the street, we were a bit frustrated and then we went back and arrived at Viale Paolo Onorato Vigliani where there is a supermarket called Esselunga and where we purchased some products, including two new pairs of gel insoles (only 4.80 euros each), because those which I had bought in Rome were no longer very good. We put the purchases in our backpack and went to Lotto Fiera Station.
    How it was still around 04:00pm, we took the subway to the Duomo Station. We took the rest of the afternoon to look at the stores of Corso Vittorio Emanuele II street, where there are stores to all kind of people. We were looking at the shop windows until we reached to a GAP store, which is similar to a C&A in Brazil. We entered and spent a long time looking at almost everything, but despite not being a very pricey store, we didn't like the less expensive clothes too, so we got out without buying anything. It was already around 07:10pm when we went by the street until we reached to the Disney Store, which is almost in front of the Chiesa di San Carlo al Corso. This is a very pricey store, but it's almost impossible not to buy at least a souvenir with Disney brand. We looked at many things and bought some souvenirs and got out because it was already 08:00pm and the store was closing. How the other stores were also closing already, we decided to take the subway back to Milano Centrale Station and finished this day. We arrived at our hotel around 09:00pm and we talked while we were organizing the purchases of the day and the other things in the suitcases and preparing for the travel at the following day to the next city: Verona... (continues on 18th DAY)

Tips:
1) Milan is a perfect city for those who like walking without following routes, as it has so many attractions that it is hard to choose what to visit first.
2) A visit to the Giuseppe Meazza Stadium (San Siro Stadium) is 'a must see' for anyone who loves football. And who has the Milano Card has discount tickets to the museum, the guided tour at the stadium and for some matches.
3) As I had spoken before, Milan is an expensive city, but there are some stores that sell reasonably priced products, such as large multibrand networks like GAP, for example.
4) We didn't go out at night in Milan because it was very cold and we were exausted by the city tours, but for those who enjoy the nightlife certainly worth knowing Milan at night.

-----------------x-----------------x-----------------x-----------------

Algumas fotos desse dia / Some pictures of this day

Os troféus da Internazionale
The Internazionale's trophies
Os troféus do Milan
The Milan's trophies
Eu e a maquete do Estádio San Siro
Me and the model of San Siro Stadium
Eu, o campo e as arquibancadas Verdes e Laranjas
Me, the field and the green and orange stands
Eu, o campo e as arquibancadas laranjas e azuis
Me, the field and the orange and blue stands
Eu, o campo e as arquibancadas
Me, the field and the stands
Eu no vestiário da Internazionale
Me in Internazionale's changing room
Eu no vestiário do Milan
Me in Milan's changing room
Vestiário do Milan
Milan's changing room
Eu no vestiário do Milan
Me in Milan's changing room
Eu na Sala de Imprensa
Me in Press Room
Eu, o campo e as arquibancadas laranjas e azuis
Me, the field and the orange and blue stands
Eu, o campo e as arquibancadas Verdes e Laranjas
Me, the field and the green and orange stands
Roberta e eu em frente ao portão de acesso ao campo
Roberta and I in front of the access gate to the field
Roberta e o Estádio San Siro
Roberta and the San Siro Stadium
Eu e o Estádio San Siro
Me and the San Siro Stadium
Roberta, eu e o Estádio San Siro
Roberta, me and the San Siro Stadium
Roberta e o Estádio San Siro
Roberta and the San Siro Stadium
Eu e o Estádio San Siro
Me and the San Siro Stadium
Eu e o Estádio San Siro
Me and the San Siro Stadium
Roberta e eu 'almoçando' no McDonald's
Roberta and I having lunch in McDonald's
Roberta e a Galleria Vittorio Emanuele II
Roberta in front of Galleria Vittorio Emanuele II
Eu em frente à Galleria Vittorio Emanuele II
Me in front of Galleria Vittorio Emanuele II
Roberta em frente ao Duomo
Roberta in front of Duomo
Eu em frente ao Duomo
Me in front of Duomo
Roberta e a Boo na Disney Store
Roberta and Boo in Disney Store
Roberta e a Ariel na Disney Store
Roberta and Ariel in Disney Store

8 de agosto de 2013

Relatos da Viagem à Itália - 16º DIA /// Reports of Travel to Italy - 16th DAY

Pt-Br:
16º DIA - 28/10/2012 - Passeio por Milão - Cidade de Stresa e Lago Maggiore
    Mais um belo dia em Milão, estava nublado e frio, mas o sol estava querendo aparecer. Após pesquisarmos muito na noite anterior, decidimos pegar o trem bem cedo até a cidade de Stresa para conhecer e, se houvesse a possibilidade, navegar no Lago Maggiore, o segundo maior lago da Itália, até uma das ilhas que ficam próximas à cidade. Como o horário de verão havia terminado durante a madrugada, pudemos dormir uma hora a mais e acordamos por volta das 06:40h do horário novo. Nos arrumamos, organizamos o que precisávamos na mochila e fomos para o café-da-manhã no hotel. Durante o café-da-manhã ficamos conversando com uma copeira muito simpática, que nos contou um pouco de como é morar em Milão e que estava juntando dinheiro para vir ao Brasil... pela quarta vez. Foi muito legal a conversa, pena que tínhamos pouco tempo.
    Depois do café, fomos para a Estação Milano Centrale para tentar pegar trem que partiria para Stresa às 08:05h, mas demoramos na compra das passagens e o perdemos, então compramos uma passagem avulsa para o trem regional do horário seguinte, que achávamos que partiria às 08:20. Validamos nossos bilhetes, fomos para a plataforma indicada e entramos no trem que já estava lá parado. Como não sabíamos o horário certo da partida, achamos que dessa vez ele não foi pontual, pois demorou muito e, após uma longa espera, ele saiu por volta das 09:00h. A viagem foi tranquila, passando por várias estações em cidades pequenas, até chegarmos por volta das 10:25h na estação de Stresa. Lá o tempo estava bem feio, o céu nublado, ventava muito e estava tão frio que tínhamos a sensação de que nossas mãos iriam congelar e quebrar.
    Desembarcamos na estação e fomos até o balcão de atendimento para ver os horários dos trens para retorno. Ficamos despreocupados pois havia vários horários, então fomos passear pela cidade. Descemos pela Via Duchessa di Genova até a Piazza Marconi, que parece ser a rua principal da cidade, e chegamos a uma praça que fica à beira do lago. Da praça pudemos avistar as ilhas Bela, dos Pescadores e Madre, que são parte das Ilhas Borromeu, e os Alpes Suíços ao fundo cobertos de neve. Tiramos algumas fotos por ali e depois seguimos pela Piazza Marconi até o local onde fica o balcão de atendimento para tentarmos comprar bilhetes para navegarmos até uma das ilhas, mas como o tempo estava ruim e ventando muito, os passeios e travessias de barco foram suspensos.
    Ainda eram por volta das 11:20h. Como a cidade é pequena e não havia mais nenhuma opção, resolvemos voltar para a estação para tentar pegar o próximo trem para Milão. Tiramos mais algumas fotos pelo caminho até chegarmos à estação quase 12:00h. E aí que começou o problema: tentamos comprar passagens para o trem Regionale que partiria às 13:10h, mas o atendente, que só falava italiano e não entendia o que queríamos, se recusou a vender as passagens para esse trem e para o seguinte, que partiria às 14:20h, alegando que esses eram paradores e demoravam muito a chegar, e só quis vender passagens para o Eurocity que sairia às 15:00h e era mais caro porque é o único que vai direto para a Estação Milano Centrale. Discuti com ele, mas acabei comprando para esse das 15:00h. Depois vi que outras pessoas também passaram pela mesma situação e também tiveram que aguardar por quase 3 horas como nós.
    Depois do stress com as passagens, fomos almoçar no restaurante Orient Express, que fica ao lado da estação. O lugar é muito agradável e os funcionários bem atenciosos. Pedimos uma garrafa de água frisante, uma jarra de vinho da casa e duas pizzas: uma de quatro-queijos e outra de batata-frita com salsicha (Tedesca). Estava tudo muito saboroso. Já que nosso trem iria demorar, não nos apressamos em almoçar e ficamos tentando gastar tempo, mas o restaurante fechou às 14:10h. Sem alternativa, saímos e fomos para a estação, quando passou o trem das 14:20h. Ainda tentei registrar a reclamação com a atendente que estava no guichê sobre o outro que não quis vender a passagem, mas ela também não falava inglês e não adiantou muito.
    Ficamos lá esperando pacientemente pelo nosso trem. Assim que ele chegou, embarcamos e ele partiu exatamente às 15:00h. A viagem foi tão tranquila que fui cochilando até chegarmos à Estação Milano Centrale por volta das 16:00h. Desembarcamos e fomos direto ao mercado que tem na estação para comprar algumas coisas para lancharmos à noite, já que o dia estava frio e chuvoso e não pretendíamos mais sair, depois de tanto vento frio que pegamos em Stresa. Após as compras voltamos para o hotel, por volta das 17:00h. Organizamos tudo, preparamos o lanche e fomos comer, e ficamos conversando sobre o que poderíamos fazer no dia seguinte. Como a Roberta não estava se sentindo muito bem devido ao dia atípico, acabou dormindo cedo (por volta das 20:30h) enquanto eu fiquei pesquisando na internet para fazer um roteiro do dia seguinte... (segue no 17º DIA)

Dicas:
1) Se for se aventurar de trem, fique atento ao painel da estação que indica os horários e plataformas dos trens, pois algumas vezes os trens Regionais chegam, esperam alguns minutos e partem na hora marcada.
2) É recomendável aprender um pouco do idioma italiano antes de se aventurar pelas cidades pequenas da Itália, para não passar apuros principalmente com atendentes que não falam outro idioma senão o italiano.
3) Passear por Stresa no tempo frio pode não ser nada agradável, pois os ventos gelados devido ao Lago Maggiore podem atrapalhar toda a diversão. Fora o lago e os passeios para as ilhas Borromeo, quase não há atrativos na cidade.

-----------------x-----------------x-----------------x-----------------

En:
16th DAY - 28/10/2012 - Tour in Milano - Stresa City and Lago Maggiore
    Another beautiful day in Milan, it was cloudy and cold, but the sun was trying to shine. After researching so much the night before, we decided to take the early train to Stresa to know the city and, if it was possible, to sail on Lago Maggiore, the second largest lake in Italy, to one of its three islands that are next to the city. How the Daylight Saving Time had finished at 03:00am, we had an extra hour to sleep and woke up at around 06:40am at the new time. We organized everything we needed in the backpack, got ready and went for breakfast at the hotel. During the breakfast we were talking with a very friendly waitress, who told us how is living in Milan and that she was saving money to travel to Brazil... for the fourth time. It was really cool talking with her, but unfortunately our time were too short.
    After the breakfast, we went to Milano Centrale Station to try to take the train which would depart to Stresa at 08:05am, but we took a long time purchasing the tickets and lost it, then we bought a ticket for the next regional train, which we thought it would depart at 08:20am. We validated our tickets, went to the platform and got into the train that was already there. How we didn't know the right time of departure, we thought that it wasn't on time because it took too long, and after a long waiting, it departed around 09:00am. The trip was was good, passing through many stations in small cities, until we reached around 10:25am at the Stresa Station. The weather was pretty bad, it was cloudy, very windy and it was so cold that we had the feeling that our hands would freeze and break.
    We got off the train and went to the service desk at the station to see the returning schedules. We were unconcerned because there were some scheduled times to return, so we went touring by the city. We walked down the Via Duchessa di Genova to Piazza Marconi, which seems to be the main street of the city, and we arrived to a square that is located on the edge of the lake. From the square we could see the Swiss Alps in the background covered with snow and the Borromean Islands: Isola Bella, Isola dei Pescatori and Isola Madre. We took some pictures there and then followed by Piazza Marconi to the place where there is a service desk to try to purchase tickets to navigate to one of the islands, but as the weather was bad and windy, tours and boat crossing were suspended.
    It was still at around 11:20am. As the town is very small and there wasn't any option else, we decided to go back to the station and try to take the next train to Milan. We took some more pictures along the way until we reached the station almost at 12:00pm. That's when the trouble began: we tried to buy tickets for the Regionale train which would depart at 01:10pm, but the attendant, who spoke only in Italian and didn't understand what we wanted, refused to sell tickets for this train and to the next which would depart at 02:20pm, claiming that these trains won't go straight to Milano and took too long to arrive there, and only wanted to sell tickets to Eurocity that would leave at 03:00pm and was more expensive because it is the only that goes straight to the Milano Centrale Station. I argued with him, but I finally bought to this train of 03:00pm. Then I saw that other people have gone through the same situation and also had to wait for nearly three hours like us.
    After the stress with the tickets purchasing, we went to have lunch at the restaurant Orient Express, which is next to the station. The place is very nice and have a very attentive staff. We ordered a bottle of water, a jar of homemade wine and two pizzas: one four-cheese and other of french fries with sausage (Tedesca). Everything was very tasty. Since our train would take long time, we didn't hurry to have lunch and we try to spend time, but the restaurant was closed at 02:10pm. Without another alternative, we left there and got back to the station, when the train of 02:20pm arrived at the station. I even tried to register the complaint with the other attendant who was in the service desk about the other one who didn't want to sell the ticket, but she also didn't speak English and it didn't help much.
    We were patiently waiting there for our train. When it arrived, he boarded and it departed at exactly 03:00pm. The trip was so good that I was napping until we get to Milano Centrale station around 04:00pm. We got off the train and went straight to the market that there is at the station to buy some things for a snack in the evening, as the day was cold and rainy and, after so much cold wind that we took in Stresa, we didn't intend to go out anymore. After the purchases we returned to the hotel around 05:00pm. We organized everything, prepared the snack and eat it, and we were talking about what we could do the next day. As Roberta was not feeling well due to atypical day, she slept early (around 08:30pm) while I was researching on the internet planning the next day's route... (continues on 17th DAY)

Tips:
1) If you want to venture by train, stay tuned to the station's panel which shows the departure time and platforms of the trains, because sometimes the Regional trains arrive, wait a few minutes and depart on time.
2) It is recommended to learn a bit of Italian language before venturing into the small towns from Italy to don't have troubles, specially with attendants who don't speak another language but Italian.
3) Walk through Stresa in cold weather might not be pleasant, since the icy winds due to the Lago Maggiore can disrupt all the fun. Apart of the lake and trips to the Borromeo Islands, the city hasn't almost any attractions.

-----------------x-----------------x-----------------x-----------------

Algumas fotos desse dia / Some pictures of this day.


Vista da janela do trem
View from the window of train
Eu e a vista da janela do trem
Me and the view from the window
Roberta e o livro de viagens
Roberta and the travel book
Os Alpes Suíços
The Swiss Alps
Roberta, o Lago Maggiore e os Alpes Suíços
Roberta, Lago Maggiore and Swiss Alps
Eu, o Lago Maggiore e os Alpes Suíços
Me, Lago Maggiore and Swiss Alps
Roberta, Eu, o Lago Maggiore e os Alpes Suíços
Roberta, Me, Lago Maggiore and Swiss Alps
Roberta, Eu, o Lago Maggiore e os Alpes Suíços
Roberta, Me, Lago Maggiore and Swiss Alps
Detalhes de uma das praças de Stresa
Details of a garden from Stresa
Uma bela fonte em uma praça de Stresa
A beautiful fountain on the garden in Stresa
Eu e a árvore gigante
Me and the giant tree
Roberta e a Igreja de Ss. Ambrósio e Teodulo
Roberta and the Church of Ss. Ambrogio and Teodulo
Eu, o deck, o Lago Maggiore e os Alpes Suíços
Me, the deck, Lago Maggiore and the Swiss Alps
Roberta, o deck, o Lago Maggiore e os Alpes Suíços
Roberta, the deck, Lago Maggiore and the Swiss Alps
Roberta e uma parte da cidade de Stresa
Roberta and a part of Stresa city
Eu e uma parte da cidade de Stresa
Me and a part of Stresa city
Ilha Bela
Isola Bella
Ilha Madre
Isola Madre
Roberta, Eu, o Lago Maggiore e os Alpes Suíços
Roberta, Me, Lago Maggiore and Swiss Alps
O almoço: Pizzas + Vinho + Água
The lunch: Pizza + Wine + Water
Roberta, a taça de vinho e a pizza de quatro-queijos
Roberta, the cup of wine and the four-cheese pizza
Eu, a taça de vinho e a pizza Tedesca
Me, the cup of wine and the pizza Tedesca
Roberta, a taça de vinho e a pizza de quatro-queijos
Roberta, the cup of wine and the four-cheese pizza
Roberta, eu e nosso almoço
Roberta, me and our lunch